sexta-feira, 23 de novembro de 2007

UMA VIRADA RADICAL

Por Lucas Fitipaldi

Joelheira, cotoveleira e capacete. Um shape, quatro rodinhas e coragem. É o bastante para participar das escolinhas de skate promovidas pelo projeto “Círculos Populares”, da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). Há cerca de dois anos, a PCR abraçou a causa dos skatistas locais e deu início a um projeto inovador na cidade: trazer crianças e jovens para perto do esporte através da modalidade. Atualmente, quatro núcleos estão espalhados pelas comunidades da Macaxeira, Guabiraba, Alto Santa Terezinha e Imbiribeira, onde mais de 100 alunos são beneficiados. Além de aulas gratuitas, três vezes por semana, o projeto disponibiliza os skates, acessórios de segurança, pistas e os instrutores. Em paralelo, corre durante o ano o Circuito Popular de Skate, promovendo disputas entre os alunos do projeto.

O gerente de atividades sistemáticas do “Círculos Populares” - que ainda possui núcleos de bicicross, grafitagem e hip-hop -, Josuel Salvador, conta como surgiu a idéia. “Nossa intenção era fazer algo atraente para a juventude. E como já existia muita coisa relacionada a futebol e outros esportes, resolvemos investir nessas modalidades alternativas, como o skate, por exemplo”, explica. Cada turma conta com cerca de 15 a 20 alunos e, apesar de não ser o objetivo principal do projeto, alguns já começam a se destacar nas competições estaduais. É o caso de Glauciene Peixoto, de 14 anos, campeã da primeira etapa do Campeonato Pernambucano deste ano.

Para Josuel, os benefícios à saúde e, principalmente, o ciclo de amizades criado através do esporte é o mais importante. Um exemplo são os amigos Jonas Barros, Ricardo Joaquim e André Luís, todos na faixa entre 17 e 18 anos. Antes fãs do futebol, há três meses, os três vizinhos descobriram a nova paixão. “É muito bom. Eu já gostava antigamente, mas o problema é que não tinha onde andar. Agora estamos viciados nisso”, revela Joaquim.


Nenhum comentário: