quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

ELES MERECEM!


Por Mellyna Reis


O direito ao lazer deveria atender a todos, sem discriminação de cor ou classe social. Nem sempre isso acontece. No entanto, uma novidade de extrema importância vai beneficiar surgiu os moradores da Coque, uma das maiores favelas da periferia do Recife. Até o final do mês, será construída na comunidade que fica no Bairro de São José, a maior Academia da Cidade. Esse é o 20º espaço de lazer e esporte construído pelo projeto da administração municipal.

A área onde será construída a academia fica do lado direito da passarela de pedestres, localizada entre os viadutos Paulo Guerra e Joana Bezerra (sentido cidade-subúrbio). Serão, ao todo, dez mil metros quadrados de área disponibilizados para a construção. Foram invetsidos R$ 850 mil para a conclusão do projeto.

No espaço, serão construídas duas quadras - uma delas poliesportiva -, um campo de futebol, dois playgrounds, três áreas para ginástica, exercícios abdominais e aeróbicos, uma pista de cooper com 400 metros, bancos e espaço para jogar dominó, dama e xadrez. Também será construído um quiosque com sala de atendimento, sala de avaliação física e sala para os professores da academia. De acordo com a secretária municipal de Saúde Tereza Campos, o pólo de atividades receberá diariamente cerca de 400 pessoas da comunidade do Coque, assim como de outras localidades vizinhas. “Estamos invadindo a cidade de exercício, de movimento e de promoção da saúde. Nas 17 academias que já estão funcionando mais de 3 mil pessoas são atendidas diariamente”, comentou. O prefeito João Paulo disse que a academia do Coque tem um significado especial. “Primeiramente, vai cuidar da saúde das pessoas, depois será mais um cartão postal da cidade. Aquela região se tornará ainda mais bonita”, disse.

Para o delegado do Orçamento Participativo da comunidade beneficiada, Ronaldo Passos, o espaço é um sonho antigo. “Há cinco anos estávamos esperando por isso. Chegou em um bom momento. A academia em nossa comunidade vai chamar atenção até do povo de fora”, falou, entusiasmado.

ESTRUTURA

O projeto da construção de locais públicos para a prática de exercícios físicos surgiu em 2002. Até hoje foram construídos 17 pólos em áreas públicas espalhadas no município. Cerca de 160 profissionais e estagiários de Educação Física e Nutrição formam a equipe. A rede municipal de saúde apoia nos momentos em que os usuários necessitarem de avaliação médica. Para o Programa Academia da Cidade, a prefeitura já investiu, ao todo, R$ 9,7 milhões.

Apesar dos moradores da comunidade terem escolhido democraticamente pelo Orçamento Participativo a implatnação do projeto, finalmente algum "ser iluminado" decidiu viabilizar o sonho de quase 13 mil pessoas...

e eles vão ter o que merecem!

Nenhum comentário: